sábado, 11 de agosto de 2012
Blues e sua história.
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/o-blues-o-inicio-da-improvisacao/3120/
Texto de: Luis Gustavo de Souza Ruz
1.INTRODUÇÃO
Esse artigo fala dos nomes que foram importantes para o blues ao longo de sua trajetória como o de Charley Patton, San House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson, Robert Johnson, as big bands: Sonny Boy Williamson, Big Bill Broonzy, Elmore James, T-Bone Walker. Outros nomes grandiosos como Willie Dixon, Howlin Wolf, B.B. King, John Lee Hooker, Muddy Waters, Albert King, Freddie King, Buddy Guy, Stevie Ray Vaughan. E de alguns guitarristas que beberam suas influências nesses bluseiros e mais adiante incorporaram novos estilos, em busca de sonoridades opostas. Como principal exemplo, citamos os guitarristas Jeff Beck, Jimi Hendrix e Wes Montgomery. A finalidade do trabalho é chamá-los a observar que esses guitarristas, dentre muitos outros, obtiveram grande êxito por terem o blues como base de suas músicas, pois sem sombra de dúvidas, ele foi imprescindível para que cada uma deles pudesse superar os limites. Ou seja, o blues está por de trás de variados estilos servindo-lhes como influência.
Para finalizar, um pequeno esclarecimento básico sobre progressão, e improviso no blues. Com uma simples explicação das escalas iniciais e sobre o melhor momento para aplicá-las. Deste modo é esperado que o guitarrista iniciante no improviso possa compreender melhor a organização da progressão básica do blues, e aprender a utilizar as escala principais. Para que dessa maneira, possa vir a penetrar no pensamento bluseiro.
2.A HISTÓRIA DO BLUES
A história do Blues esteve sempre ligada à cultura afro-americana, especialmente aquela oriunda do sul dos Estados Unidos, das plantações de algodão dos escravos, que cantavam para embalar as intermináveis e sofridas jornadas de trabalho, posteriormente denominado de Blues. "Ele nasceu na bacia do Mississipi, nos campos de algodão. Era uma música através da qual o negro emitia seu desabafo, para suportar a dureza do trabalho". (MONTANARE. 1993, p. 59).
Em seu início era apenas vocalizado, pois os escravos não tinham conhecimentos musicais para tocar instrumentos. Com o passar do tempo é que adicionou o violão. Mesmo sem conhecimentos teóricos foram criando padrões de harmonia, até chegar ao famoso blues de 12 compassos e o esquema de pergunta e resposta. Mas a característica de vocalização continua ainda sempre muito presente.
Seu ritmo sensual e vigoroso e a simplicidade de suas poesias são traços da forte personalidade africana. Tratavam, em suas poesias, sobre aspectos basicamente populares: trabalho, amor, religião, sexo, traição. Nos Estados Unidos surgiram através dos cantos religiosos, os spirituals e outras formas parecidas, gritos, cânticos e canções de trabalho das comunidades de escravos libertos. As letras das canções incluíam, muitas vezes, sugestões sutis, protestos contra a escravidão e até mesmo formas para escapar dela. Por isso a forte influência vocal. Concluímos, então, o Blues como uma forma musical vocal e/ou instrumental de estrutura repetitiva, que se baseia no uso de notas de baixa freqüência como modo de expressão. Com a preocupação de evitar a escala maior. "O blues é música vocal. Essa é a verdade. Uma boa guitarra de blues deve vir do mesmo lugar de onde vem o canto. Você está usando notas não palavras mas está dizendo as mesmas coisas". (Robben Ford, 1999, p.26).
2.1.OS BLUSEIROS QUE MARCARAM ÉPOCA
É mais correto dizer que o blues surgiu de uma forma ambiental e progressiva do que uma única canção. O marco de seu surgimento, como estilo musical, foi a instrumentalização das canções de trabalho (work songs).
A partir da década de 20 surgem nomes como o de Charley Patton, em seguida San House, Willie Brown, Leroy Carr, Bo Carter, Silvester Weaver, Blind Willie Johnson, Tommy Johnson entre outros. Na década de 30 destaca-se Robert Johnson. As big bands começaram a surgir na década de 40: Sonny Boy Williamson, Big Bill Broonzy, Elmore James e T-Bone Walker. Com o sucesso do Blues Chicago, o Blues tornou-se a cultura popular dos Estados Unidos. Em meados dessa década, explode um período intenso de migração, que já vinha vindo a algum tempo, da população negra à Chicago. Eles estavam fugindo da repressão e miséria, em busca de novas oportunidades. Os bluseiros chegavam "aos montes" à Chicago. Conseqüentemente, após se surpreenderem com a eletricidade na música, multiplica-se a gama de novas possibilidades, o que permite aos músicos voar cada vez mais alto.
Nesse mesmo período surge outro nome grandioso, o de Willie Dixon. Considerado "poeta do blues" é dele a composição de vários clássicos do blues. Não menos importante foi a rouca e grave voz do guitarrista e gaitista Howlin Wolf, B.B. King também se consagrou, porém, na guitarra solo como elemento central do blues. Criou um estilo quase inigualável de frasear o instrumento de forma pura e melódica. Sua marca registrada é o vibrato, dando aos solos formas quase verbal. Sua voz, muitas vezes sua se destacava mais que o instrumento. Foi classificado como "rei do blues". Outro nome que não poderia ser deixado de citar é o de John Lee Hooker. Um dos primeiros a eletrificar a guitarra no blues, além de ter sido o precursor do Blues Chicago.
A apresentação de Muddy Waters foi um marco para os anos 50, o blues ganha renome internacional e viria a influenciar o surgimento de novas vertentes musicais. Na América, os efeitos foram diretos, e músicos como Jimi Hendrix desenvolveram estilos próprios fundamentados na raiz do blues: Albert King, Freddie King e Buddy Guy iniciaram uma mudança na sonoridade desse maravilhoso estilo. Eles adicionaram elementos do rock, com som do blues tradicional. Essa moda chegou apenas a contrariar alguns puristas.
Nos anos 70 o blues começou a perder espaço para a era do disco. Apenas nos anos 80 o brilhante guitarrista, oriundo do Texas, Stevie Ray Vaughan o blues voltou à tona, ganhou forças, graças a sua marca intensa, virtuosa e própria. Após sua morte, em 1990, coincidência ou não, ocorreu o desaparecimento gradativo do estilo no cenário mundial dos anos 90.
3.PRINCIPAIS ESTILOS ORIUNDOS DO BLUES
A música popular ocidental tem sofrido inúmeras influências do blues, definindo o surgimento na maioria dos estilos musicais como o ragtime, o jazz: "O jazz brota em duas vertentes significativas: o ragtime e o blues". (MONTANARE, 1993, p. 59). "A outra vertente do jazz é mais, digamos, rural, mas é muito mais significativa em termos de expressão do sentimento: o blues". (MONTANARE, 1993, p. 59); o country, o rhythm and blues:
... já excursionava, desde aproximadamente 1945, com seu grupo, os Saddlemen, por algumas cidades americanas. O que eles tocavam era, basicamente, uma música rural (conhecida como country music) que, aos poucos, foi recebendo umas doses de blues urbanizado, chamado de rhythm and blues.(MONTANARE, 1993, p. 63);
o rock'n roll: "Em 1950, surgiu o primeiro registro discográfico que se tem notícia no rock". (MONTANARE, 1993, p. 63). "Para todos os efeitos, o rock'n roll é considerado como uma evolução natural do blues e do rhythm and blues". (MONTANARE, 1993, p.63); além de ska-rocksteady, soul music, música popular convencional e até mesmo a música clássica moderna.
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/o-blues-o-inicio-da-improvisacao/3120/
Texto de: Luis Gustavo de Souza Ruz
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