terça-feira, 20 de março de 2012

Biografia- Eric Clapton

Pessoal estarei postando Biografia de bons músicos do mundo inteiro e como o blog se chama ArtGuitar irei inaugurar essa temática com o deus da guitarra, um dos maiores mitos e que realmente domina essa arte, é claro que estou falando de Eric Clapton.

Bom vamos ao que interessa !!!



Nome completo: Eric Patrick Clapton
Data de Nascimento: 30 de Março de 1945
Nacionalidade: Surrey(Ripley), Inglaterra

Vocalista, guitarrista, violonista, compositor, arranjador, produtor musical


Infância de Eric Clapton
Impossível não se emocionar com a historia de Clapton principalmente pela sua infância.
Clapton foi criado pelos avós acreditando que eram seus pais e que sua mãe era sua irmã, descobriu em torno de 8 a 9 anos que ela era sua mãe, essa foi uma revelação muito marcante e que deixou tímido e distante da família . A música foi pra ele um refugiu e seus solos traduziam o seu sentimento.
Começou a trabalhar deis de cedo, aos 13 anos teve seu emprego como carteiro, com muita insistência ganhou o seu primeiro violão de sua avó Rose.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                
                                                                                                                                          Foto de Eric Clapton



- A carreira de um mito -

Clapton foi auto-didata iniciou com o seu primeiro violão tentando tirar os seus primeiros acordes sendo influenciado por canções antigas de Blues, com um gravador ele tocava até achar que estava igual a gravação do cd que ouvia. Depois de quase desistir ele foi conseguir bons resultados e pegando gosto pelo instrumento dedicando horas e horas de estudo.
Terminou o ensino básico e em 62 estudou na Kingston School of Art por um ano mas não continuou o curso. Em 1963 entrou na banda The Rooster, onde tinha poucos recursos para ensaio, mas chegaram a fazer algumas apresentações e Eric permaneceu na banda até agosto do mesmo ano.


O surgimento e a fama de ERIC Patrick CLAPTON
 


Seu sucesso começa quando integra na Banda YardBirds ainda em 63, da qual tinha como empresario Giorgio Gomelsky, dono do CrawDaddy Club, e o recem formado Rolling Stones tocava nesse lugar e foi ai onde Clapton conheceu os integrandes da famosa banda Rolling Stones. o YardBirds começou a passar para música pop, Clapton não gostou da ideia e abandonou a banda continuando com o bom e velho blues. Clapton andou por empregos temporários até que entrou para John Mayall & the bluesbreakers e fixou sua assinatura no blues dispertando o fanatismo dos jovens que pichavam Clapton is God nos lugares de Londres.
Em 1966 saiu do bluesbreakers e formou a banda Cream um dos pioneiros na formação do power trio de rock, dessa vez Clapton começou a trabalhar o canto e assumir os vocais junto a seu amigo Jack Bruce.
A banda acabou e teve em seu ultimo album uma gravação de Badge, música composta por Clapton e o famoso beatle George Harrison.
Essa foi uma grande parceiria o que resultou em uma performance na música While My Guitar Gently Weeps lançada no album brando dos Beatles. Clapton se apaixona pela esposa de seu melhor amigo, Pattie Boyd que se sentia abandonada, pois Harrison estava tendo um grande interesse na cultura hindu, e o sofrimento por amar a mulher de seu melhor amigo o inspira na criação da música Layla um dos maiores hits.

Eric Clapton lança seu primeiro disco solo em 1970, com um elenco de músicos de estúdio invejável. Ele traz a esse trabalho  suas melhores composições como Let it Rain e grava também um álbum duplo o famoso Layla and Other Assorted Love Songs.
Porem uma tragedia acontece e Clapton e abalado quando informado a morte de Jimi Hendrix e acaba fazendo uma versão maravilhosa de Little Wing em homenagem ao Hendrix e um ano após esse acontecimento morre Duane Allman músico que teve grande participação em seu álbum causando ainda mais sofrimento a Eric Clapton.


Deus também é humano 

Clapton faz uma turnê norte-americana onde o mesmo alega que a turne ocorreu em meio a orgia, drogas e álcool, tudo resulta no album ao vivo In Concert mas na volta em Londres o grupo desintegra.
Apesar de todo seu sucesso profissional a sua vida pessoal estava péssima, com isso ele para de tocar e se torna um viciado em heroína.
Nesse meio tempo ainda teve participações como no Concerto para Bangladesh organizado por George Harrison e depois no Rainbow Concert que foi organizado por Towshend da banda The Who com intuito de ajudar Clapton a largar as drogas. Devolve a gentileza ao interpretar "Pregador" nos cinemas.

Ficheiro:Eric "slowhand" Clapton.jpgComeça então sugir forças a esse guerreiro e ele começa a fazer uma nova banda para acompanha-lo formada por excelentes músicos e entraram em uma turnê pelo mundo e depois lançando o álbum E.C was were de 1975.


Em 1974 lançou 461 Ocean Boulevard álbum que chama mais a atenção pelas canções do que por técnica na guitarra , e a versão de I Shot the Sheriff foi um grande sucesso divulgando assim o reggae e o trabalho de Bob Marley para o mundo. 
Eric continuou a gravar e fazer turnês.


O guerreiro apelidado de Slowhand

Ao final da decada de 70, Eric Clapton teve dificuldades de se afirmar na música popular causando a ele uma recaída no alcoolismo, por conta disso ele é internado e após o ocorrido apoia a criação de um centro de reabilitações chamado Crossroads Center e mais tarde cria o evento Crossroads Guitar Festival que visava arrecadar dinheiro para o tratamento dos dependentes de droga.
Em 1985 começa um relacionamento com a Yvone Khan Kelly da qual tiveram uma filha no mesmo ano chamada Ruth. Clapton divorcia de Yvone em 88.
No inicio dos anos 90 inicia novamente uma tragedia em sua vida. No dia 27 de agosto de 1990 Stevie Ray Vaughan que estava em turnê com Eric e mais dois membro de sua equipe de apoio morrem em um acidente de helicóptero. No ano seguinte morre o filho de Clapton com a modelo italiana Lori Del Santo. O que abala profundamente Clapton e podemos sentir essa dor nas músicas Tears in Heaven, My Father's Eyes e Circus Left Town.


A força de Clapton não acaba, o álbum MTV unplugged vence o Grammy de 1993, e tanto o album da MTV quanto o From the Cradle trazem varias versões dos antigos sucessos de blues dando destaque ao seu estilo no violão. Em 1997 ele grava um álbum de música eletrônica terminando o século XX em grande estilo fechando parceria com Carlos Santana e BB King.
Em 99 conhece a artista gráfica Melia McEnery enquanto trabalhava em um álbum junto a BB King. Melia e Clapton se casam em 2002 e tem 3 filhas.


As guitarras do mestre

Eric Clapton sempre usou muitas guitarras uma deles foi a Gibson Les paul dos anos 70 que acaba sendo parcialmente responsável pela reintrodução da les paul clássica pela Gibson

A guitarra mais famosa de Eric era uma Fender stratocaster chamada Blackie da qual parou de usar nos anos 90 e guardou como recordação mas depois ela foi ao leilão e o dinheiro arrecadado foi para o centro de reabilitações Crossroads.

Em 99 faz o leilão de uma coleção de guitarras para arrecadar fundos para o centro de reabilitação para viciados, Crosrroads.


Esse é Eric Clapton!!!

Passou por grandes dificuldades na vida mas soube continuar na batalha, em 2004 foi condecorado com o titulo de comandante da ordem britânica ''CBE'', em 2007 lançou seu livro de autobiográfico, e hoje tem o respeitos de todo bom guitarrista e é referencia para qualquer músico.


por Marco Antonio da Silva





Nenhum comentário:

Postar um comentário